Banda Filarmónica

Banda Filarmónica
Nos finais do séc. XIX, na nossa localidade, então denominada "Aldeia do Mato", segundo a memória popular, já existia uma Banda de Música, Banda esta que depois se terá dividido em duas a "Portuguesa" e a "Espanhola". Segundo o que se conseguiu apurar, entre 1914 e 1918, as duas filarmónicas fundiram-se dando origem a uma outra que se passou a chamar "Banda Aldematense". A Banda Aldematense interrompeu a sua actividade em 1959, retomando-a em 21 de Junho de 1981, já com a designação de Sociedade Filarmónica Corvalense, nessa altura apenas constituída pela Banda Filarmónica. Desde então muitos foram os músicos que passaram pela nossa banda, sendo actualmente constituída por 36 elementos e tem como Maestro o Sr. Prof. José Manuel da Conceição Tobias, desde 2005.

Coro Polifónico

Coro Polifónico
Em Maio de 2007 decidimos avançar com mais um projecto em pról da música e da cultura na nossa região, a criação de um coro polifónico. É actualmente constituído por 26 elementos, sob a orientação do Sr. Prof. Nelson Conde, que sucedeu ao Sr. Prof. Francisco Rolo, que esteve na origem deste coro. Esperamos assim poder elevar ainda mais o nome da SFC e da nossa localidade.

Escola de Música

Escola de Música
Iniciou a sua actividade em Agosto de 2001. Actualmente funciona com cerca de 30 alunos, orientados pedagogicamente por 5 Professores, decorrendo a maioria das actividades educativas ao sábado.



Solfejo – Prof. Carlos Serrote

Formação Musical – Prof. Nelson Conde

Flauta – Prof. Carlos Serrote

Clarinete – Prof. José Tobias

Saxofone – Prof. José Tobias e Prof. Carlos Serrote

Trompete e Trompa – Prof. Nelson Mendes

Trombones e tubas – Prof. Nelson Conde


Percussão – Prof. Fernando Marques



Do trabalho desenvolvido pela Escola de Musica importa realçar o ingresso de mais de 30 novos elementos na Banda Filarmónica e a criação da Banda Juvenil da Escola de Música da S.F.C, regida pelo Sr. Prof. José Manuel da Conceição Tobias, também coordenador da Escola de Música.


PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS



Um Novo Ciclo na Escola de Música

Dia 13 de Julho de 2008 realizámos mais uma audição de final de ano lectivo da nossa Escola de Música. No entanto, esta audição revestiu-se de um cariz especial uma vez que coincidiu com o terminus da participação na Escola de Música dos alunos que dela faziam parte desde a sua criação há 7 anos. O Coordenador da Escola de Música, Prof. José Tobias, e a Direcção da SFC tomaram esta decisão devido à pouca disponibilidade que estes alunos tinham para participarem na Escola de Música, uma vez que a maior parte deles já são profissionais noutro ramo e outros procuram o seu primeiro emprego. Além disso, devido a existir, felizmente, cada vez mais crianças a inscreverem-se na nossa escola, começámos a deparar-nos com uma certa dificuldade em conjugar os horários das diferentes turmas com a disponibilidade dos professores.
Foi assim, com muita emoção que este grupo de jovens participou pela última vez numa audição da Escola de Música, despedindo-se da população com mais um grande concerto da Banda Juvenil, a qual dará lugar a um grupo juvenil constituído pelos alunos que possuem instrumento musical.
Deste modo, termina um ciclo de 7 anos, em que o principal objectivo foi claramente atingido, formar músicos para a Banda Filarmónica da SFC, objectivo este que se mantém com o novo grupo juvenil que inicia esta nova etapa.
Resta deixar um muito obrigado a todos os alunos que ao longo destes 7 anos que frequentaram a Escola de Música foram além do objectivo estipulado, pois além de músicos constituem hoje um grupo de amigos no qual se inserem também os professores. Com este grupo de amigos, unidos pelo poder da música que além de permitir juntar pessoas de locais diferentes e idades diferentes, consegue criar laços de convívio e de amizade entre elas, podemos desfrutar de muitos bons momentos e temos a certeza que oferecemos à população de São Pedro do Corval o prazer de também desfrutar deles, ao mesmo tempo que levámos o nome desta aldeia a outros pontos de Portugal.


Autor: Jorge Carteiro


Photobucket

1º Estágio de Aperfeiçoamento Musical para Jovens Músicos

Nos dias 15 e 16 de MArço de 2008 decorreu em São Pedro do Corval a primeira fase do 1º Estágio de Aperfeiçoamento Musical para Jovens Musicos. Este estágio, constituído por duas fases, foi organizado em conjunto pela Sociedade Filarmónica Corvalense e pela Sociedade Filarmónica Artística Estremocense. A primeira fase teve lugar em São Pedro do Corval nos dias supracitados, enquanto que a segunda fase decorreu em Estremoz nos dias 26 e 27 de Abril.
Esta iniciativa permitiu proporcionar um momento de formação diferente para os jovens músicos, uma vez que tiveram oportunidade de ter aulas com outros músicos profissionais, saindo assim do padrão habitual anual, em que as aulas decorrem sempre com o mesmo professor. Além disso, este momento permitiu também a troca de experiências musicais entre os músicos das duas bandas, assim como o conhecimento de outros métodos de trabalho e técnicas.
Foi também com agrado que a população da nossa localidade acolheu esta iniciativa, quer juntando-se a nós no final de cada dia de trabalho para assistir às audições, quer durante o dia ao puder disfrutar da melodia que envolveu todos os "cantos" da nossa aldeia.
Fica assim, o desejo e a vontade de dar continuidade a esta iniciativa.
Autor: Jorge Carteiro

Photobucket